Há duas semanas, estive em Campo Grande, a convite da iniciativa Café com Blogueiros. Em um dia de agenda intensa, discutimos desde os princípios para se gerenciar um blog, passando por rentabilização do mesmo, relacionamento agência/blogueiros e questionamentos sobre intolerância na web.

Muita coisa para um dia? A julgar pelo quórum completo do evento e interesse nas perguntas e interações dos participantes, podíamos ter seguido ainda mais tempo discutindo esses e muitos outros temas.
Para os que não conhecem a iniciativa de perto, fica como dica seguirem a página, visitarem o site e se programarem para prestigiar o evento que, futuramente, deve começar a atingir outras praças além de São Paulo. E se quiser saber como foi o último a Bunny Co. cobriu o evento pelo Twitter.

Agora, voltando à edição do evento que participamos, aproveito para falar um pouco sobre regionalização. Ao circular no evento, conversar com o pessoal da cidade conferi uma série de diferenças que transcendiam aspectos regionais ou culturais: timing, modo de trabalhar das empresas e até momento de mercado dos blogueiros estavam num compasso bem diferente do que encontramos no mercado em São Paulo.

Longe de fazer julgamentos ou questionar maturidade de mercados, a experiência me serviu para revisitar alguns conceitos que acabam no “piloto automático” do dia a dia. Quantas vezes não planejamos uma ação que abrange mercados mais amplos pensando na realidade pura e unicamente de nossa cidade, estado? Particularmente quem vive e trabalha em São Paulo tem esse hábito de tomar por referência blogueiros, situações ou modismos que não necessariamente correspondem à realidade de outras praças.

Conversando com os participantes do evento pude ter a visibilidade de que o mercado em Campo Grande, por exemplo, está em curva ascendente no que diz respeito a marketing digital. Se por um lado representa oportunidade, traz consigo o desafio da profissionalização e adequação às necessidades regionais. Os blogueiros estão na fase de começar a fazer seus blogs capitalizarem, mas muitos se encontram no dilema de como fazer isso sem abandonar sua essência.

O fim de semana transcendeu a produtividade de discutir rumos de mídias sociais e digital marketing. Diante de uma legião de entusiastas consegui sair um pouco dos “vícios de todo dia” para abrir à cabeça e conhecer empreendedores que estão se estabelecendo, blogueiros que estão mudando a forma de encarar seus próprios blogs e moldando o mercado de redes sociais.

Aproveitando essa reflexão, lanço agora a pergunta: o que você tem feito para sair do lugar comum e repensar suas ideias? De que maneira está conduzindo suas atividades? Já andou olhando “um pouco além do seu quadrado” para sair dos mesmos vícios de sempre?

Stella Wilderom
Apaixonada por comunicação e marketing mas sem abandonar o lado geek já passou por muitas empresas no Brasil e mundo afora. Ama dar aulas e conversar com gente, viajar, assistir séries e não tem vergonha de ser uma eterna kidult. Pilota o fogão para testar novas receitas e receber amigos e família em casa. Mas no fim é conhecida mesmo por ser mãe da pug Gioconda.
Posts Recentes

Deixe um comentário