Tão alarmante quanto o número de clientes que nos procuram sem ter sequer inserido o código básico de uma ferramenta de web analytics em seu site ou jamais terem aberto seu dashboard é o número de clientes que as utilizam da forma errada.

Importante destacar que não se trata de ser xiita na forma de avaliar como as análises são feitas, mas verificar a utilização de dados certos para fins e conclusões erradas. Comemorações do aumento de visitas sem entender porque a situação comercial não reflete tal melhoria. Acompanhamento de campanhas com objetivo único de gerar relatórios post mortem e chegar a conclusões erradas. Ou ainda pior: gerar metas empresariais usando tais indicadores sem sequer entender a correlação dos mesmos com o objetivo tangível do negócio. 

Esse cenário é tão preocupante, e ainda assim tão comum, que a Adobe desenvolveu um filme para divulgar sua suíte de aplicativos para marketing digital que explora exatamente isso. O uso de métricas fora de contexto ou análise mais profunda. É a típica situação super divertida de assistir em um vídeo… mas pode estar acontecendo neste exato momento em sua empresa.

Rodrigo Rubio
É geek, engenheiro, consultor, defensor do conteúdo de qualidade e da eliminação dos falsos gurus da Web. A menos que sejam engraçados.
Posts Recentes

Deixe um comentário