O termo content marketing, numa tradução livre, marketing de conteúdo, muitas vezes chega assustando os empreendedores, principalmente de empresas pequenas e médias no Brasil.
Em geral, esse tipo de ferramenta é muito mais associado a grandes marcas e empresas e parece algo um tanto quanto distante de organizações menores. Além disso, o fato de ter uma estrutura para produção de conteúdo soa para o empresário como mais um alto custo a ser absorvido por seu negócio.
Realmente há algum custo envolvido seja pela produção interna ou pela contratação de um fornecedor de conteúdo, mas é necessário fazer uma conta sobre o quanto a empresa deseja crescer, se projetar ou alavancar em vendas ou marca.
É fato que hoje os consumidores e potenciais clientes fazem uso da internet para buscar informações sobre produtos e serviços. Seja por meio de buscas, acesso a blogs/portais ou redes sociais, eles buscam entender mais sobre o que vão adquirir, querem saber sobre a credibilidade das empresas bem como detalhes da experiência de outros.
Quando falamos em informação, não bastam apenas um belo site e anúncios, mas sim conteúdo que mostre a empresa e o que ela oferece de uma forma mais ampla e próxima à realidade de quem consome seus produtos/serviços.
Estudos recentes mostram que em países como Canadá e EUA 88% dos consumidores preferem os testemunhos de uso e opiniões via internet do que recomendações pessoais.
Utilizar conteúdo para contar histórias de sucesso com clientes, compartilhar informações relevantes de produtos/serviços ou mostrar bastidores/curiosidades sobre a empresa a torna mais humana e próxima das pessoas que ela deseja atingir. Se o conteúdo é interessante, verdadeiro, ele contribui para que a percepção das pessoas acerca da empresa seja cada vez mais positiva e se alastre dessa maneira, impactando mais potenciais consumidores/clientes.

 

Sob o ponto de vista de investimento, para uma empresa de pequeno/médio porte ter uma estrutura interna pode inicialmente ser algo de um custo mais elevado para a organização, porém hoje em dia há diversas soluções com foco em pequenas e médias empresas como agências, profissionais que prestam serviços e consultorias em marketing digital como a BunnyCo. garantindo um custo interessante e um trabalho personalizado para a necessidade de casa empresa com chances de retorno em conhecimento de marca e conversão em vendas/negócios.
Stella Wilderom
Apaixonada por comunicação e marketing mas sem abandonar o lado geek já passou por muitas empresas no Brasil e mundo afora. Ama dar aulas e conversar com gente, viajar, assistir séries e não tem vergonha de ser uma eterna kidult. Pilota o fogão para testar novas receitas e receber amigos e família em casa. Mas no fim é conhecida mesmo por ser mãe da pug Gioconda.
Posts Recentes

Deixe um comentário