Ontem, Sheryl Sandberg (COO) e Mark Zuckerberg (CEO) do Facebook transmitiram em seus respectivos perfis na rede social uma mensagem de agradecimento acompanhada de um vídeo comemorando os 2 milhões de anunciantes ativos na plataforma gerenciada por eles.

Completando esse momento, todas as fanpages que possuem anúncios ativos acordaram com a mensagem da imagem acima, reforçando o agradecimento da marca às empresas que utilizam os serviços de mídia do Facebook.

Um ponto que sempre discutimos com parceiros, prospects e clientes da BunnyCo. é o uso dos famosos Facebook ads. Há quem defenda fervorosamente, há quem ache um gasto desnecessário. Não existe, definitivamente, uma resposta certa para esse questionamento tão comum na prática de marketing digital. De uma forma simplista, podemos responder que o que há é o momento de negócio e sua necessidade bem como recursos que a empresa tem para alocar no momento.

Conheço empresas que, por terem muita verba, colocaram milhares de pessoas para dentro de suas fanpages e reclamavam que não viam conversão e engajamento necessário. Em social media, o conceito de “menos é mais” vale tanto como para qualquer outro aspecto da vida. Usar mídia para lotar um perfil não significa que o seu público ou consumidor efetivamente estará lá, ativo, pronto para consumir seu produto ou serviço.

Outras empresas produzem fanpages sensacionais com conteúdo relevante, imagens engajadoras e seguem no marasmo de poucos fãs, engajamento na mesma média. Muitas vezes torcem o nariz para uma sugestão de ativação de base ou posts.

Vez ou outra vemos pessoas torcendo o nariz para a plataforma por “ter matado o alcance orgânico” ou “sair mais cara que outras plataformas”. Ainda ouvimos coisas como “massificou demais” ou “invista em outra rede social”.

A questão é que não podemos ignorar que 8 entre 10 brasileiros estão na rede. E que, para muitos tipos de negócio, o Facebook serve como uma ponte para grupos específicos de consumidores que em muitos outros cenários seriam mais difíceis de encontrar ali juntos em um mesmo lugar como proprietários de determinadas raças de cães, adoradores de determinadas marcas, fãs de games, mães, noivas, só pra citar alguns perfis mais comuns que movimentam milhares de pessoas por dias em grupos de discussão e fanpages que abordam os temas.

O fato é que antes de pensar em qualquer solução de mídia, o empreendedor ou responsável pelo marketing digital da empresa tem que ter uma resposta muito clara em sua cabeça para a seguinte pergunta: onde eu quero chegar?.

Pode ser que você queira manter seu negócio restrito a um nicho de mercado, talvez você ainda não tenha maturidade de negócio para atender muitas pessoas e quem sabe ainda esteja aperfeiçoando produtos para somente depois ter uma clareza do que vai ficar no seu mix e o que vai sair.

Dessa forma, investir massivamente ou ignorar o investimento podem ser um ponto que vá afetar os negócios no futuro. Daí vem  nosso convite à essa reflexão sobre o caminho que o negócio pretende seguir.

A partir do momento em que se tem clareza dos objetivos de negócio, capacidade de entrega, forças e fraquezas, torna-se muito mais fácil criar um plano de marketing digital e, por consequência, planejar esforços de mídia.

Stella Wilderom
Apaixonada por comunicação e marketing mas sem abandonar o lado geek já passou por muitas empresas no Brasil e mundo afora. Ama dar aulas e conversar com gente, viajar, assistir séries e não tem vergonha de ser uma eterna kidult. Pilota o fogão para testar novas receitas e receber amigos e família em casa. Mas no fim é conhecida mesmo por ser mãe da pug Gioconda.
Posts Recentes

Deixe um comentário