É fato que na hora de produzir conteúdo para uma marca, sempre surgem muitas dúvidas. Não existe uma fórmula mágica ou receita de bolo que possa ser seguida à risca, porém existem aspectos que devem ser levados em consideração para garantir melhores resultados.

No final do mês passado, dei uma palestra no evento semanal de difusão de conhecimento Neue T organizado pela Neue Labs onde falei da importância de content marketing para marcas. Se você quiser mais detalhes, pode assistir na íntegra:


Ainda falando sobre esse tema, é muito comum, mesmo depois de todos os 1001 modelos de funis de marketing, dicas e macetes, ter dúvidas sobre o quão certo está o conteúdo que se está produzindo. Pensando nessa angústia que acomete muitos profissionais de comunicação e, em como ajudar nesse momento tenso, encontrei um material interessante do do especialista de marketing digital Randy Milanovic autor de livros como Findability: Why Search Engine Optimization is Dying, onde trata sobre como as marcas tem que se adaptar para não perder sua relevância nos meios online.

Com base nos 21 pontos que ele aponta como primordiais para seguir relevante e produzindo conteúdo de qualidade, fiz uma tradução e adaptação à realidade brasileira. Com isso temos um check list para ajudar a medir a efetividade do conteúdo produzido e se está efetivamente agregando ao que as marcas esperam atingir de resultados.

Anota aí e boa produção de conteúdo! 😉

ü Use palavras-chave como tempero, isto é, com moderação: foi-se o tempo de repetir várias vezes termos e palavras para garantir relevância e ser encontrado ou chamar atenção. Diga no título de seu texto onde quer chegar mas não force a barra.

ü Tenha uma voz/tom de marca com a qual seu público se identifique: não queira ser descolado se o seu público é conservador. Não queria ser vanguardista se o seu produto é algo que não tem a ver com modernidade. Entenda com quem vai falar e fale a língua dessa pessoa.

ü Construa confiança com transparência: nada de apagar reclamações, de tentar criar posts para esconder problemas ou falhas. Assuma, explique as razões, peça desculpas e mostre a marca de forma verdadeira e transparente ao seu público. Como as mães nos ensinam quando crianças “mentiras (mesmo as de marca) tem pernas curtas”.

ü Multiplique os formatos de uma grande ideia: não se atenha a um bom post com imagem somente. Se o tema é bom ou a ideia interessante e engajadora, multiplique esse formato em texto, mais imagens, posts em outras redes sociais etc.

ü Atenção aos títulos e chamadas nos textos: eles são a primeira impressão. Pense em como quer ser percebido e como se diferenciar no meio de tantos outros conteúdos. Esse cuidado pode garantir um like ou a leitura de um texto ou não.

ü Olhe as notícias:observe o que está acontecendo pelo mundo. Sua marca pode se adaptar para falar de alguma notícia, aproveitar algum meme de internet? Então vá fundo e utilize.

ü Não empilhe lixo, arrume a casa: se você tem problemas no seu site, está com sua fanpage mal organizada, não adianta debruçar sobre o computador e produzir conteúdo. Arrume o básico e deixe sua casa em ordem antes de sair convidando visitas!

üEngaje: não entupa sua timeline ou blog de conteúdo sem responder dúvidas, agradecer comentários, ouvir e agradecer críticas. Marcas que adotaram posturas unilaterais não viveram muito tempo no mercado, lembre-se disso!

ü Convide amigos para a festa: procure produtores de conteúdo que façam sentido com a marca, convide outras marcas para parcerias e gere materiais interessantes que possam fazer com que as audiências se amplifiquem.

ü Não se esqueça dos links: o segredo de content marketing bem feito é o quanto ele encanta, engaja e, acima de tudo, gera compartilhamentos e se espalha naturalmente. Garanta que o seu conteúdo esteja em algum lugar que as pessoas possam compartilhar e enviar a outras pessoas de sua rede.

ü Crie um calendário editorial: ser espontâneo é bom e necessário mas é importante criar um calendário para planejamento, avaliação de peso e tipos de conteúdos e guia para acertos futuros ou conserto de erros passados.

ü Boas ideias de vem lugares diferentes: procure referências, olhe a concorrência, veja o que está sendo fora de seu país. Criar conteúdo diferente pressupõe olhar muitos lugares para buscar inspiração.

ü Qualidade é mais importante que quantidade: um dos maiores erros de ambientes online é publicar muito e, na maioria das vezes, com qualidade duvidosa, zero controle de qualidade e conferencia de adesão do conteúdo à marca e público. É melhor ter 1,2 posts bons por semana em um blog do que 10 mal feitos. A máxima “menos é mais” também vale para content marketing.

ü Não relaxe e abandone: ainda que não seja necessária uma quantidade brutal de conteúdo, é necessário ter uma produção mínima para não ser esquecido pela sua audiência. Garanta que pelo menos 1 post de blog seja publicado por semana e alguns posts em redes sociais. Pense: você acreditaria em uma marca cujos conteúdos não são atualizados há semanas? Então…

ü Seja paciente: busque inspiração, não tente produzir conteúdo forçando a barra. A inspiração chegará… E aplique essa paciência ao crescimento de suas redes sociais e acesso ao site. É importante acelerá-los, porém tudo demanda um tempo de maturação.

ü Não compre conteúdo a preço de banana: é tentador, mas não é inteligente. Muitas marcas acreditam que pagando valores pífios para qualquer um produzir conteúdo terão materiais de qualidade. Sinto muito, mas isso não é algo possível. Invista tempo e dinheiro para procurar pessoas boas de conteúdo, sejam elas funcionários ou freelancers que produzem conteúdo para a marca.

ü Conheça seus concorrentes: saiba quem concorre com você na atenção do seu público. Procure, entenda, analise e crie conteúdos mais interessantes ou melhores. Evite, a todo custo, cópias mal feitas de quem está fazendo certo. Seja original e encante, não seja conhecido como “aquele que é parecido com…”.

ü Coordene suas peças de comunicação: utilize seu site para convidar a audiência a conhecer suas redes sociais. Faça posts enviando as pessoas para seu blog. Entenda suas ferramentas de comunicação e as peças produzidas como um ecossistema interagindo para encantar o público.

ü Recicle: não tenha vergonha de repostar algum texto interessante, publicar novamente um infográfico que fez sucesso. Como tudo na vida não pode se tornar uma regra ou utilizado em excesso mas fazer um momento “relembrar é viver” e apresentar conteúdo que foi sucesso e ainda é relevante a audiências recém chegadas não é nenhum crime em content marketing.

ü Você acessaria esse conteúdo? seja honesto consigo mesmo ao avaliar o conteúdo que sua marca está produzindo. Você acessaria? Compartilharia? Acha relevante? Caso esteja muito fora do público, procure pessoas que possam dar feedbacks honestos para garantir que você está no caminho certo.
ü Use seu conteúdo para converter buscas e fãs de redes sociais em consumidores fiéis e compradores: não esqueça de incluir em seu conteúdo e calendário editorial incentivo à vendas, a conhecimento mais sobre a marca e seus bastidores. No fim das contas, as empresas estão em busca de conteúdo para vender, atrair fãs, aumentar relevância de marca e resultados de negócio. Não estamos falando em filantropia então nunca se esqueça dessa premissa ao trabalhar com content marketing.



Stella Wilderom
Apaixonada por comunicação e marketing mas sem abandonar o lado geek já passou por muitas empresas no Brasil e mundo afora. Ama dar aulas e conversar com gente, viajar, assistir séries e não tem vergonha de ser uma eterna kidult. Pilota o fogão para testar novas receitas e receber amigos e família em casa. Mas no fim é conhecida mesmo por ser mãe da pug Gioconda.
Posts Recentes

Deixe um comentário