Frequentemente, quando vamos à reuniões em prospects e clientes, ouvimos uma demanda similar “precisamos nos conectar ao nosso consumidor”. Isso não é sonho de uma empresa X ou Y mas a realidade para todas. O que acontece, porém, é que muitas ainda estão presas em um modelos de conexão arcaico no qual elas acreditam piamente que a informação deve ser disseminada por uma campanha durante um período de tempo e que, em um período de tempo, resultados serão percebidos. Sim, elas ainda acreditam no funil tradicional de consumo (imagem abaixo).

O fato é que – como temos falado em outros posts como o de content marketing, por exemplo – a realidade é bem mais complexa e as campanhas, por si só, independente do investimento de mídia ou trade que a empresa pretenda fazer, dependem de mais impactos do que as ferramentas tradicionais do marketing. E esses estímulos transcendem mídias pagas!

O chamado novo funil de consumo (imagem abaixo) não traz mas um caminho de consumo em linha reta mas sim uma jornada na qual múltiplos pontos de contato impactam o consumidor até o momento da aquisição. E o momento em que o consumidor adquire o produto/serviço também gera conteúdo, comentários e percepções que contribuem para os funis de decisão e aquisição de pessoas de seu círculo ou próximo.

Dessa forma, nossa recomendação recorrente em projetos é para que as marcas considerem esforços além das mídias tradicionais e os posts básicos com chamadas de vendas nas redes sociais. É necessário dedicar tempo, esforço e recursos para garantir que conteúdo relevante sobre marcas, produtos/serviços suportem todos os esforços realizados pelas empresas e, ao final do dia, gerem os resultados esperados.

Gerar conteúdo, concordamos, nem sempre é fácil. A propósito, já falamos sobre isso por aqui também, aplicando um checklist para content marketing. Porém os seus impactos, duração e benefícios de médio e longo prazo compensam seriamente se a marca souber explorar de maneira correta as informações que envia ao mercado, influenciadores, consumidores etc. Se a marca deseja pavimentar um caminho de sucesso e sustentável no mercado, é primordial ter em seu planejamento esforços dedicados à produção de conteúdo e engajamento. Campanhas e social media somente não serão mais diferenciais competitivos ou atratores de negócios.

Fica aqui a provocação: você está pensando em seus consumidores apegado ao velho modelo de funil ou ao atual?

Stella Wilderom
Apaixonada por comunicação e marketing mas sem abandonar o lado geek já passou por muitas empresas no Brasil e mundo afora. Ama dar aulas e conversar com gente, viajar, assistir séries e não tem vergonha de ser uma eterna kidult. Pilota o fogão para testar novas receitas e receber amigos e família em casa. Mas no fim é conhecida mesmo por ser mãe da pug Gioconda.
Posts Recentes

Deixe um comentário