O Google Analytics deve começar em breve a migrar todas as contas globais para seu novo sistema de controle e gestão de contas, muito mais robusto que o binário “Administrador / Usuário” que tínhamos até então. Mas ao fim do dia o que muda?
Até o presente momento existiam duas entidades: o Administrador e o Usuário. A diferença de níveis de permissão entre ambos é bastante grande, tendo o Administrador o controle total da CONTA,  enquanto o Usuário possui apenas acesso para visualizar os relatórios dos PERFIS fornecidos pelo administrador. Ou seja, enquanto o primeiro possui controle total sobre filtros, contas, relatórios agendados, metas, busca interna, etc de todos os perfis da conta o Usuário possuía acesso apenas a visualizar os relatórios dos perfis liberados.
Como o novo sistema vai funcionar?
Primeiro, privilégios de acesso poderão ser concedidos não só a PERFIS e CONTAS mas também a PROPRIEDADES. (leia mais sobre estas entidades aqui). Segundo, serão ampliadas as permissões possíveis que o usuário poderá ter. Em vez de oferecer apenas dois papéis, (visualizador de relatório e administrador) agora será possível que cada usuário tenha qualquer combinação das ações ‘visualizar’, ‘editar’ e ‘gerenciar acessos’ que se deseje. Você pode personalizar as permissões de cada usuário em relação a conta,  propriedade e perfil, oferecendo uma maior variedade de acesso que a disponível no sistema anterior.

Por exemplo, um usuário pode ter acesso total a uma conta inteira, outro usuário pode ter acesso de edição e visualização a uma única propriedade e um terceiro usuário poderia ter só o acesso de visualização de um conjunto de perfis.
Propriedades herdam as permissões definidas em suas “contas pai” e perfis herdam as permissões de suas “propriedades pai”. Pra facilitar o entendimento: um usuário com acesso de leitura (visualização) de uma conta também terá acesso de leitura a todas as propriedades e perfis abaixo desta conta. 
E quando começa?
As contas serão migradas gradualmente nas próximas semanas e quando isso acontecer você vai encontrar esse novo painel de gestão de usuários:
Painel de controle de usuários e permissões - Google Analytics
Após efetuada a migração os Administradores terão sido convertidos em usuários com permissão total (visualização, edição e gestão de usuários) para toda a conta. Usuários permanecerão como usuários apenas com acesso leitura para os perfis que possuam acesso atualmente.
Isso vai permitir que o acesso aos painéis do Analytics sejam distribuídos a todos os stakeholders de maneira mais produtiva e simples que a forma atual. Também vai impedir que a falha de segurança em que, por necessidade de edição seja concedida a administração total a um usuário que, por motivos diversos, poderia “capturar” a conta, removendo demais administradores.
Rodrigo Rubio
É geek, engenheiro, consultor, defensor do conteúdo de qualidade e da eliminação dos falsos gurus da Web. A menos que sejam engraçados.
Posts Recentes

Deixe um comentário