Observamos em muitas páginas que administramos e também recebemos perguntas de seguidores e clientes sobre a razão pela qual os números de fãs de suas páginas tem caído. Recentemente o Facebook comunicou para todos seus administradores de páginas que estava auditando e fazendo uma “faxina” nos fãs das company pages instaladas na rede social.

A empresa criou uma página onde explica como é feito esse processo e porque é necessária essa averigação e remoção de likes falsificados no Facebook. Dentre os motivos que eles enumeram para tomar essa ação, temos:

Likes falsos atrapalham a qualidade de audiência das páginas e deixam os públicos para anúncios sem coerência, fazendo com que os anúncios não cheguem às pessoas certas e o investimento acabe sendo perdido;
– Pessoas que usam robôs e outros instrumentos para inflar o número de fãs das páginas podem acabar trazendo malwares, vírus ou outros riscos para as páginas bem como participantes das mesmas;
– Como não são necessariamente pessoas de verdade que deram like na página, o conteúdo – ainda que seja muito bom – poderá não gerar engajamento e interação e o propósito da página não se cumprirá;

Infelizmente ainda existe uma mítica no mercado que o importante é ter muitos fãs ou seguidores quando na verdade o que importa é a qualidade e interação com eles. Por conta dessa “lenda urbana” ainda existem uma série de profissionais que, infelizmente, iludem empresas ou profissionais que querem se posicionar digitalmente, vendendo esses serviços de inchaço de números nas redes sociais tanto para Facebook como Instagram.

Além de não ser uma prática sustentável no longo prazo, demandar um investimento que pode ser utilizado de maneiras mais efetivas para as páginas (como por exemplo, criar conteúdo mais atrativo como imagens ou vídeos), cada vez mais as administradoras das redes sociais estão em cima dessas práticas.

Inicialmente elas estão começando com a retirada dos fakes dos números como já fizeram no passado no Instagram e agora no Facebook e, futuramente, podem passar também a punir os donos das páginas o que pode gerar ainda mais uma dor de cabeça ou risco desnecessário para seu negócio ou perfil.

Se você quer saber mais sobre como as redes sociais fazem para auditar e retirar os likes que não são verdadeiros, pode encontrar mas informações nesse FAQ do Facebook.

A BunnyCo. recomenda que, ao se iniciar um planejamento de marketing digital, o empreendedor ou profissional que quer divulgar seu produto/serviço busque ajuda especializada de profissionais ou empresas que possam ajudar a desenhar uma estratégia de posicionamento, crescimento e sustentabilidade para os canais de comunicação na internet.

E você, tem alguma dúvida sobre marketing digital que deseja ver respondida por aqui? Comente aqui no blog, Facebook ou envie por e-mail para [email protected].

Stella Wilderom
Apaixonada por comunicação e marketing mas sem abandonar o lado geek já passou por muitas empresas no Brasil e mundo afora. Ama dar aulas e conversar com gente, viajar, assistir séries e não tem vergonha de ser uma eterna kidult. Pilota o fogão para testar novas receitas e receber amigos e família em casa. Mas no fim é conhecida mesmo por ser mãe da pug Gioconda.
Posts Recentes

Deixe um comentário